O que são DApps?

Os aplicativos descentralizados baseados em blockchain podem fazer qualquer coisa que os aplicativos da web ou móveis podem fazer, ao mesmo tempo que mantêm a privacidade, mantém registros imutáveis ​​e evita intermediários.

Da perspectiva do usuário, há pouca diferença entre um aplicativo descentralizado executado em um blockchain e um aplicativo tradicional executado na web ou em um sistema operacional.

A principal diferença é que os aplicativos descentralizados – DApps – são executados em redes blockchain distribuídas e imutáveis, em vez de em um sistema operacional controlado centralmente . Isso os torna essencialmente impossíveis de censurar.

Em termos do que podem fazer, os DApps executam de tudo, desde jogos e mercados a plataformas de empréstimo de finanças descentralizadas ( DeFi ).

Nos bastidores, entretanto, os DApps geralmente compartilham várias características básicas que os diferenciam de seus parentes centralizados.

Primeiro, os DApps devem ser de código aberto, o que significa que o código está disponível para qualquer pessoa ver e quaisquer atualizações e alterações decididas por meio de um mecanismo de consenso que equivale a alguma forma de voto majoritário, em vez de por um desenvolvedor.

Em segundo lugar, os DApps devem (obviamente) ser descentralizados. Isto significa que todos dados e registros gerados pela ADPP são armazenados em um imutável , blockchain pública .

Terceiro, DApps são incentivados, gerando e usando tokens para recompensar os validadores .

Por essas definições, o próprio Bitcoin se qualifica como um DApp, embora um com seu próprio blockchain integrado.

Fique esperto (contratos)
Dito isso, quase todos os DApps têm contratos inteligentes em seu núcleo. Esses são acordos autoexecutáveis ​​com os termos entre comprador e vendedor escritos no código. Os contratos inteligentes são liquidados automaticamente quando condições predeterminadas são atendidas, dispensando intermediários que injetam custo e risco nas transações.

Mais importante, os contratos inteligentes são “sem confiança ” – o que no mundo do blockchain / cripto significa que as partes anônimas podem confiar no contrato porque não precisam confiar umas nas outras para realizar uma transação. Isso pode ser relativamente simples – trocar uma criptomoeda por outra ou comprar uma obra de arte em um mercado NFT – ou muito complexo.

Os benefícios que os DApps trazem incluem tempo de inatividade zero, já que os contratos inteligentes estarão disponíveis em cada nó no blockchain, e integridade de dados, graças ao registro de transação imutável do blockchain. Isso também torna a censura de dados muito difícil, sem sobrecarregar os recursos ao longo das linhas do Grande Firewall da China.

Os contratos inteligentes também podem ser escritos e executados de forma privada, sem a necessidade de identificar as partes.

Dito isso, os pontos fortes dos DApps e seus contratos inteligentes também criam uma fraqueza: qualquer erro na redação do contrato ou exploração encontrada por partes inescrupulosas não pode ser revertido.

Isso significa que os contratos inteligentes devem – ou pelo menos deveriam – ser analisados ​​para garantir que serão executados da maneira pretendida

Assassinos ethereum
Embora o Ethereum permaneça de longe a plataforma de DApp dominante, sofreu problemas de crescimento substanciais em 2020, com DApps de dois segmentos em expansão oprimindo-o, muitas vezes tornando as transações lentas e muito caras.

O primeiro destes segmentos para submergir Ethereum foi DeFi , com DApps de protocolos como Composto , Aave , e uniswap principais do caminho. Em seguida, vieram os tokens não fungíveis, ou NFTs, usados ​​para tudo, desde arte digital , como NBA Top Shots e colagem de quase US $ 70 milhões de Beeple, até imóveis e commodities.

Enquanto Ethereum procura resolver seus problemas passando de um mecanismo de consenso de prova de trabalho para prova de aposta – mais conhecido como Ethereum 2.0 – é um processo longo e lento que permitiu que várias outras cadeias de blocos competissem como plataformas DApp, notavelmente Cardano , EOS, Polkadot e recentemente Binance Smart Chain (BSC).

Na verdade, o BSC ultrapassou o Ethereum no número de carteiras ativas exclusivas no primeiro trimestre de 2021, com 105.000 contra 75.000 do Ethereum, de acordo com DappRadar.

Ainda assim, Ethereum é o líder absoluto, dobrando seu valor total bloqueado (TVL) para US $ 54 bilhões nos primeiros três meses de 2021. E tem uma série de benefícios quando se trata de DApps, começando com Solidity , uma linguagem bem estabelecida para escrevendo DApps para Ethereum Virtual Machine . EVM é Turing completo, o que significa que pode executar qualquer operação que um computador normal pode.

admin

Leia o anterior

Mais 1 Token Polygon o SafeDollar chega a zero após ataque

Leia a seguir

EUA espera que El Salvador e FMI resolvam disputa com Bitcoin

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários